mapa

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O discípulo embriagado

"Um mestre tinha centenas de discípulos. Todos rezavam na hora certa – exceto um, que
vivia bêbado.
O mestre foi envelhecendo. Alguns dos alunos mais virtuosos começaram a discutir quem
seria o novo líder do grupo, aquele que receberia os importantes segredos da Tradição.
Na véspera de sua morte, porém, o mestre chamou o discípulo bêbado e lhe transmitiu os
segredos ocultos.
Uma verdadeira revolta tomou conta dos outros.
-Que vergonha! – gritavam pelas ruas. - Nos sacrificamos por um mestre errado, que não
sabe ver nossas qualidades.
Escutando a confusão do lado de fora, o mestre agonizante comentou:
-Eu precisava passar estes segredos para um homem que eu conhecesse bem. Todos os meus
alunos eram muito virtuosos, e mostravam apenas suas qualidades. Isso é perigoso; a virtude muitas vezes
serve para esconder a vaidade, o orgulho, a intolerância.
'Por isso escolhi o único discípulo que eu conhecia realmente bem, já que podia ver seu
defeito: a bebedeira'."

Paulo Coelho

Nunca fui fã de Paulo Coelho, mas este conto ilustra bem o que tenho sentido com relação a humanidade: As pessoas simplesmente renegam seu lado humano.
Eu me cansei de conversar com máscaras. A maior parte de meu tempo eu preciso lidar com pessoas idealizadas! As pessoas idealizam a si mesmas, adotam uma personalidade e interpretam como se estivessem num teatro, e o pior é que as vezes a gente entra na peça!
Conhecemos muitos atores por aí, as pessoas simplesmente escolhem um papel que lhes convenha. Como o exemplo do texto, todos decidiram ser monges! Provavelmente tem medo de interagir com o mundo, sobem em suas montanhas e se isolam, se um homem simplesmente sobe em uma montanha para isolar-se todos o acharão um louco, mas se ele diz "Sou um monge", todos irão reverenciá-lo! Monges não podem ficar bebados, porque não está no script! Tudo é apenas um papel que criamos para esconder nosso coração, andar de peito aberto é doloroso! Essa armadura nos convém, mas essa armadura pode proteger você de si mesmo?
Normalmente o papel que escolhemos é baseado na fraqueza que possuimos, se o seu papel for o de um cara durão, isso certamente é um mecanismo de defesa que esconde uma pessoa sentimentalista, molenga. O personagem interpretado é exatamente o oposto da verdadeira personalidade, apenas uma auto-afirmação.
Mas como saber se estamos lidando com um ator ou com uma personalidade real? É muito simples: Personalidade própria! Pessoas intensas, radiantes, emotivas com opinião própria são reais. Pessoas cansativas, repetitivas, chatas são apenas máscaras. Faça uma pergunta para elas e obterá uma resposta pré-programada e sistêmica. São quadrados, caretas e papagaios!
Repare que essas pessoas possuem palavras-chave que vivem repetindo, vocabulário limitado, gestos reprimidos, em resumo: são pessoas forçadas!
Esse tipo de gente é respeitada, com certeza, se não fossem o plano não daria certo e eles mudariam de personagem, aliás é comum que eles vivam mudando feito camaleões, apenas se adaptando ao meio sem jamais modificar o meio!
Ser respeitado é bom, mas ser amado é sublime! E quem é amado é odiado, quem é amado é amante, é intenso! Quem ama também odeia!
Adoro os arquétipos de vilões e anti-heróis porque eles são reais, humanos, suas maldades tem fundamentos geralmente em sentimentos profundos, eles são cheios de falhas de caráter e emoção, muito mais reais que os heróis. Os mocinhos apenas seguem as regras, antes que ele fale você já prevê o que ele vai dizer, seu altruismo e moralismo chega a ser nojento e enjoativo na maioria das vezes. Acho que é sobre isso que Paulo Coelho fala. Um monge bêbado! Que original! Ele é de fato muito mais amável que os outros monges, um personagem que nos conquista e certamente conquistou seu mestre.
Me disseram uma vez: "Nunca confie em alguém que não bebe!"
Isso faz sentido! Por favor, não quero icentivar o consumo de alcool, isso não diz respeito a bebida, mas sim aos vícios, aos defeitos, não confie em uma pessoa perfeita, pois ela não existe, certamente é um enganador!
Deixem de lado as máscaras, sejam orgânicos, vivos, humanos! Assumir os defeitos é o primeiro passo para superá-los! Não tenham vergonha de rir, de cantar, de chorar, de dançar! Liguem para a pessoa amada e diga que está com saudades, ame intensamente aquela pessoa que não tá nem aí pra você, chore quando sentir vontade, chore de sua desgraça e reclame, mas não se esqueça de rir depois! Meu Deus! Estão confundindo ter sentimentos com fraquezas! E mesmo se forem fraquezas, e daí? Qual o problema? Sejam fracos, os fortes são chatos e tristes!
Já que é para levar a vida como uma peça, pelo menos pensem como esse cara:

" A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente,
antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

Chaplin

8 comentários:

Luiz Mariano disse...

Puta que pariu, disse tudo, Cesão!

Tb acho uma merda essa máscara, e amo beber, amo quem bebe comigo e faz merda, eu sou o campeão de fazer merda bêbado, UASHaUHSuas.. não que eu me orgulhe, mas pelo menos sou original!

Gostei da parte dos vilões, a gente sempre fala disso, os vilões são muito mais humanos e muito mais dignos, não são moralistas, eu gosto, aushauhs.

Abração cara, e vê se posta mais nessa porra, asuhaus.

Cesão disse...

Obrigado!
Postarei mais sim!
Estava um pouco desanimado e sem idéias, mas sinto que agora as idéias fluem melhor!
Abração!

Marielle Sant'Ana disse...

Nossa, César ficou muito bom esse texto!

Você coloca em cheque quanto a verdadeira força de um homem: não é a demonstrada com estereótipos, máscaras, mas é aquela externada através do interior.

A frase de Chaplin caiu como uma luva!

Repito, ficou muito bom! Beijos!

Cesão disse...

Obrigado Marielle!
O engraçado é que eu nem planejo essas coisas, vou escrevendo e no meio das idéias me lembro que tenho em algum bloco de notas perdido por aqui frases legais, que muitas vezes expressam melhor do que eu mesmo o que estou tentando transmitir!
Volte sempre!

Ne disse...

Gostei do texto :)

Acho que todo mundo tenta ser o que gostariam de ser, poucos conseguem, alguns tentam a vida toda e outros simplesmente fingem que conseguiram e usam máscaras.

Ao ler o texto, lembrei de Kira (Yagami light - Death note), personagem que se mostra um cidadão exemplar à sociedade, mas na verdade é um assassino. Pessoas que passam a imagem de perfeitas me dão medo, huahauhauau.

Todo mundo tem seus altos e baixos, acho que se pode tentar ser forte as vezes e nas outras vezes demonstrar tristezas ou decepções. O mundo muda, o humor muda ;) Equilíbrio das forças? hehehe Pessoas as vezes são vilãs, mas também tem seus momentos de mocinho.

beijos;

Anônimo disse...

"Ligue para a pessoa amada, diga que está com saudades" *_*

Muito bonitinho.
Mas alem de ligar pra pessoa amada e dizer que esta com saudades,é legal tambem vivenciar o que voce sente por ela.AO lado dela neh!!!!
E vc nao tem nada que ficar enchendo a cara nao pq se vc nao vive o momento do presente com responsabilidade esta plantando um problema para o futuro.
Tsc tsc...Se cuida.
Bj

Luiz Paulo disse...

Foda!
Li o post do "Deus existe?" é bem, a discussão que eu tenho com a Larissa sempre!
Eu sou racional, explico as coisas, e meus sentidos pra isso estão bem críticos e distantes..
Depois conversamos mais sobre isso pessoalmente.

Posta mais nessa porra mano, hahha.

Vida longa!

Anônimo disse...

OPÁ TO NA AREA RAPAZIADAAAA.FICO MEIO Q COMPRIMENTO DE PAGODEIRO MAIS TA VALENDO HAHAHA.

ISSO AI TO COM O PAULINHO,O BLOG TA MASSA MUITA INFORMAÇÃO BOA E PENSAMENTOS QUE TE FAZEM EVOLUIR,VO TA SEMPRE AI PARA BOTA FOGO NESSA BAGAÇA AQUI HAHAHA SAUDADES DA EPOCA DAS PEDRAS,PRINCIPALMENTE MANIPULANDO O ALBINO HAHA FAZENDO ELE FALA DA FAMILHA DELE QUE DEVERIA ESCLUI DO MUNDO OU ALGO ASSIM AHAHA

E AQUELE CARA QUE DEFENDIA A FAMILHA A MULHER E O PAPEL DE CADA UM NA CASA HAHAHA

BONS TEMPOS E VO DEIXA MINHA HUMILDE OPNIÃO SOBRE ESSE TEXTO.

DIGA SIM A VIDA QUE ELA TE ABRIRA MUITAS PORTAS CAMINHOS OPÇOES PARA QUE VC VIVA FELIZ PARA QUE VC VIVA A VIDA!!!

A CADA NAO QUE VC FALA,É UM CAMINHO A MENOS QUE VC PODERIA TER VIVIDO,EXPERIENCIAS BOAS OU RUINS,MAIS ESTAMOS AI PARA ISSO E NAO PARA FICAR TRANCADO EM CASA VENDO SUA VIDA PASSA,E NO FINAL VER QUE VC NAO FEZ NADA DO QUE ELA TE OFERECEU.

ABRAÇOS A TODOS MEUS GRANDES AMIGOS POUCOS QUE NAO FAZEM PARTE DOS 90%.